Hora de comer!
- Carla Pretto
- 28 de jul. de 2018
- 2 min de leitura
Quando iniciamos a introdução de alimentos para o bebê inicia-se também as dúvidas.
A pediatra diz que NÃO é para colocar o sal e o açúcar no preparo dos alimentos. Ai vem a fulaninha e diz: “Imagina, meu filho come de tudo desde sempre”. A outra diz: “não tenho tempo para fazer comida separada”. E assim vai.
Minha filha Isadora iniciou a introdução dos alimentos com 5 meses. Primeiro vieram as frutinhas: banana, mamãe, maçã e pêra. Depois todas as outras frutas. E logo em seguida as papinhas “salgadas”.

“Salgadas” porque eram de legumes e não porque tinham sal.
Optei em seguir as orientações da pediatra da Isa e não colocar sal e açúcar na alimentação dela até os 2 anos de idade. E isso gerou estranheza para algumas pessoas. Cheguei até a ouvir “tá criando tua filha no mundo Fitness, onde já se viu comida sem sal e sem açúcar não tem sabor”.
Só que nenhumas dessas falas contrárias a minha conduta me tiraram do meu foco. Isso porque eu sei como se desenvolve os órgãos do bebê e quais suas reais necessidades nutricionais.
O bebê não conhece nem o sal e nem o açúcar. Quem os apresenta e quem os vicia somos nós, os adultos por acharmos que a comida ficará muito mais gostosa.
Quando se inicia a introdução de alimentos para o bebê (por volta dos 6 meses) os rins do bebê ainda são imaturos e não conseguem lidar com muito sal. Como o sódio naturalmente presente nos alimentos é suficiente para as necessidades do organismo do bebê não é recomendado adicionar sal até os dois anos de idade.
A adição de açúcar aumenta o risco de cárie dentária e em muitos casos pode haver até a perda dos dentes. Além de cárie dentária, alto teor de açúcar na dieta do seu bebê pode aumentar o risco de diabetes e de obesidade nos anos futuros.
Por todos esses motivos a alimentação da Isadora é sem sal e sem açúcar.
E posso dizer que tem SIM como fazer MUITA coisa gostosa e nutritiva. Por isso a partir de hoje vou postar aqui todas as receitas que faço para minha pequena. E espero que muitas mamães as façam para os babys.
Comentários