Teste Morfológico: qual seu tipo físico?
- Carla Pretto
- 13 de out. de 2017
- 2 min de leitura
A segunda etapa da minha mudança foi fazer o teste morfológico para descobrir qual o meu tipo de silhueta.
Esse teste é muito simples. Você precisa medir seus ombros, quadril, busto e cintura, assim você se enquadrará em um dos 5 tipos de silhueta feminina.
Ampulheta: cintura fina e curvilínea, os ombros e o quadril são proporcionais. A silhueta é equilibrada. A medida do busto é igual a do quadril, ou com uma diferença de até 5 centímetros. E a cintura é cerca de 20 centímetros menor do que o busto e o quadril.

Retangular: ombros e quadril com a mesma medida e cintura reta. Meça seu busto e sua cintura, se ele for entre 1 a 5 centímetros maior que a cintura, e essa for de 1 a 10 centímetros menor do que o quadril sua silhueta é retangular.
Triângulo invertido: o corpo é mais largo da cintura pra cima. Quem tem a silhueta triângulo invertido, tem até 10 centímetros a mais no busto do que na cintura, que é menor ou igual ao quadril.
Triangular: quando a região do quadril, glúteos e culotes é a mais larga do corpo, a mulher tem silhueta triangular. Tem cerca de 8 centímetros de diferença entre o busto e a cintura, a parte superior é menor. A cintura também é menor do que o quadril.
Oval: o busto e o quadril tem o mesmo tamanho, já a cintura pode ser até 10 centímetros maior. A parte mais larga do corpo é a cintura, barriga.
Fazendo minhas medidas descobri que tenho a silhueta ampulheta ou silhueta X. As formas do corpo ampulheta são conhecidas como ideais. Ombros e quadris estão na mesma linha. Os seios são médios e as curvas são suaves e proporcionais. O ponto forte do corpo é a cintura fina.
Devo valorizar as formas, que são bonitas e harmônicas por natureza, mas com muito cuidado para não modificá-las. Por isso, o ideal é sempre manter a cintura marcada.

O que devo usar:
Blusas e vestidos com pences para realçar as curvas;
Casacos com cintos;
Blusas sem mangas e decotes tomara que caia;
Calças feitas com tecido de padronagem risca-de-giz;
Saias com bainha logo acima dos joelhos.
Blazer é fundamental que a modelagem seja acinturada. Evite os cortes retos;
Peças confortáveis e feitas de tecidos fluidos;
O cinto é o seu grande aliado. Finos, grossos, lisos, texturizados, com ou sem enfeites, ele garante suas forma e valoriza o que o seu corpo tem de mais bonito: a cintura;
Produções monocromáticas;
O que devo evitar:
Peças estruturadas;
Abotoamento duplo;
Roupas coladas ou muito largas;
Calças amplas ou afuniladas demais;
Blusas curtas;
Casacos sem a cintura marcada.
Depois de saber qual é meu tipo físico agora iremos avaliar o formato do rosto.
Comments