Amamentação
- Carla Pretto
- 3 de set. de 2017
- 2 min de leitura
A principal preocupação de uma mamãe depois do parto é a amamentação. E isso não foi diferente comigo.

Durante a gestação minha dúvida era se a minha prótese de silicone iria interferir na amamentação. Isso porque minha prótese foi colocada pela aréola do seio e esse tipo de incisão pode causar rupturas ou danos aos nervos. Os nervos são essenciais à amamentação, porque avisam o cérebro para liberar prolactina e ocitocina, dois hormônios envolvidos na produção do leite. Então só teria a resposta da minha dúvida após o nascimento da minha pequena.
Depois do nascimento e que o leite desceu vieram outras dúvidas:
Será que tenho leite suficiente?
Por que minha bebê mama e fica ainda procurando o peito como se estivesse ainda com fome?
A pediatra da minha pequena me orientou a:
Alimente sua pequena de acordo com a sua demanda (sempre que ela quiser). A maioria dos recém nascidos precisa de cerca de 10 a 12 mamadas por dia, ou seja, a cada uma a três horas de intervalo.
Como o seu peito não é transparente e não possui um medidor, você não sabe o quanto ela mamou, mas você saberá que ela está ingerindo algo se puder ouvi-la engolir enquanto mama. Se ela estiver satisfeita e a fralda estiver limpa, ela dormirá novamente após a mamada.
Outros sinais de que sua bebê está recebendo leite suficiente:
Ela mama de seis a oito vezes por dia;
Ela produz cerca de seis a oito fraldas molhadas todos os dias e cerca de dois ou cinco cocozinhos;
Seus seios ficam macios e “vazios” após cada mamada;
Após a mamada ela fica relaxada e satisfeita.
Durante o primeiro mês de vida da minha pequena fomos analisando todos esses itens. E percebi que estava produzindo pouco leite.
Fiz de tudo para aumentar a produção: Chás de Erva Doce e Funcho, acupuntura, e até medicação (prescrita pela pediatra). Mas só depois de uma consulta com minha nutricionista descobri que o que estava errado era a minha alimentação. Ela me explicou que toda mamãe que amamenta precisa de 500 calorias dia a mais na sua dieta. Então elaborou um cardápio específico pra mim. A partir daí tudo mudou, a produção foi aumentando aos poucos.
Essa é uma fase que exige muita paciência e determinação, mas a recompensa vem a cada mamada, a cada olhar da minha pequena, a cada rostinho de satisfação.
Comentarios