O terceiro trimestre da gestação
- Carla Pretto
- 3 de ago. de 2017
- 2 min de leitura
Corresponde da 29ª semana em diante. O parto está próximo. O feto em crescimento pressiona e restringe o diafragma, por isso a respiração é mais rápida e profunda, aumentando o consumo de oxigênio.

Alterações fisiológicas:
A taxa de ventilação aumenta cerca de 40%, passando dos 7 litros de ar por minuto (da mulher não grávida) para 10 litros por minuto, enquanto o consumo de oxigênio aumenta apenas 20%. Pode haver falta de ar;
À medida que o feto cresce e o abdome aumenta de tamanho, as costelas inferiores são empurradas para fora;
Os ligamentos ficam distendidos o que pode causar desconforto ao caminhar.
Mãos e pés inchados causam desconforto e podem ser um sinal de pré-eclâmpsia;
Podem ocorrer dores nas costas, causadas pela mudança do centro de gravidade do corpo e por um ligeiro relaxamento das articulações pélvicas;
Os mamilos podem secretar colostro;
Aumenta a frequência e a vontade de urinar;
Aumenta a necessidade de repousar e dormir.
Já na 29ª semana iniciou as dores nas costelas, sentia muito mais o lado direito do que o lado esquerdo. Meu peso aumentou para 54,3kg. Comecei a usar a meia Kendall para auxiliar no inchaço e cansaço das pernas.
Fizemos uma ecografia de acompanhamento com 30 semanas. Minha princesa estava sentada medindo 40 cm e pesando 1,4 kg. Conseguimos ver muitos detalhes como: cílios, cabelos, nariz e boca. Uma lindona!
Com 31 semanas o cansaço aumentou. Com 32 semanas fizemos a Ecografia Cardiológica e estava tudo bem, vimos que a Isadora já havia virado.
No dia 10/06 fiz o chá de fralda da Isadora, foi incrível, uma tarde mágica, eu estava eufórica, muito feliz com pessoas especiais ao meu lado. Foi tão bom que nem vi as horas passarem. O meu marido participou de toda organizar.
Com 33 semanas fizemos uma ecografia com doopler para verificar a circulação, estava tudo perfeito. A Isadora estava com 43 cm e pesando 2 kg, ou seja, desenvolvendo dentro do esperado.
No dia 17/06 fizemos as fotos de gestante, o dia colaborou (sol e calorzinho na medida certa). As fotos ficaram maravilhosas, me senti uma top model com todos os holofotes sobre mim.
Com 34 semanas o cansaço aumentou, subir as escadas já me deixava bem ofegante.
Com 35 semanas a única coisa que me incomodou foi uma dor na panturrilha esquerda, que com muito alongamento, massagem e o creme FleTop aliviou.
Com 37 semanas fizemos mais uma ecografia com doopler, estava tudo muito bem. A Isadora já estava com 48 cm e 2,8 kg.
Completamos 39 semanas e 6 dias. A Isadora nasceu no dia 30/07/17 às 9h38 de parto normal com 48 cm e 2,4kg.
Comentarios