top of page

Visita ao recém-nascido

  • Carla Pretto
  • 4 de jul. de 2017
  • 3 min de leitura

As primeiras visitas ao recém-nascido requerem, sobretudo, bom senso e uma grande sensibilidade para compreender as necessidades dos pais e do bebê.


Numa relação de grande proximidade, especialmente com a mãe, a primeira vista pode ser realizada ainda no hospital/maternidade. Se for em casa, é oportuno aguardar 2 a 3 semanas antes de marcar a visita. Em qualquer caso, o fundamental é respeitar o desejo dos pais e seguir algumas regras importantes:

No hospital/maternidade:

Algumas mães preferem receber as visitas ainda no hospital, pela praticidade de poder contar com todo o suporte das enfermeiras para os cuidados com o bebê, por não precisar se preocupar com a organização e a limpeza da casa, nem com o que servir. Outras acham os primeiros dias muito cedo, porque ainda estão conhecendo o bebê e preferem reservar esse momento íntimo apenas para a família. Para saber qual é o caso, não tem segredo: é preciso perguntar. Se os pais pedirem para que você espere mais algum tempo, não fique chateado. Respeite a decisão e visite-os no momento combinado.


Em casa:

Regra 1 – Agende sua visita – ligue antes – sempre.

Visitas surpresas nem sempre são agradáveis. Com um recém-nascido em casa, então, pior ainda. Ligue antes de aparecer e combine com a família o melhor horário.


Regra 2 – Visita curta

Visitar um recém-nascido significa, sim, que você se importa com ele, com a mãe e com o pai. Porém, você não precisa ficar horas e horas. Os pais precisam descansar, em vez de fazer sala. Então uma visita deve ser de no máximo 30 minutos.


Regra 3 – Não leve crianças

Se você tiver outra opção, não leve crianças para visitar o recém-nascido. Isso porque os pequenos podem fazer muito barulho ou querer pegar o bebê e beijá-lo sem parar. Talvez as primeiras semanas não sejam o momento adequado para iniciar a convivência. É mais garantido aguardar alguns meses.


Regra 4 – Não vá se estiver doente

Esse tópico dispensa explicações, mas, é bom lembrar. Como o bebê acaba de chegar ao mundo, ainda não tem o sistema imunológico completamente desenvolvido, nem tomou todas as vacinas. Por isso, ele fica mais suscetível a ação de vírus e bactérias. Melhor se recuperar totalmente antes de conhecer o recém-nascido.


Regra 5 – Cuidado com os odores

Não fume e não use perfumes. O olfato do bebê é muito sensível. Sem falar na possibilidade de ele ter uma série de alergias ou restrições, que ainda não foram diagnosticadas. Por isso, é de bom tom evitar expor a criança a cheios desnecessários. Fumantes devem deixar o cigarro de lado pelo menos duas horas antes de visitar o bebê. Esqueça os perfumes fortes.


Regra 6 – Higiene reforçada

A maior parte das mães de recém-nascidos deixa bem aparente para as visitas um frasco de álcool-gel. Não é frescura, nem exagero. Se elas disponibilizam o produto, é porque querem que você use.


Regra 7 – Jamais acorde o bebê

Não peça para a mãe acordar o bebê. Sono de recém-nascido é sagrado. Então se bem na sua hora de fazer a visita a criança estiver dormindo, nem cogite a possibilidade de pedir aos pais que a acordem.


Regra 8 – Guarde seus conselhos

Tudo o que uma nova mãe não precisa é de palpites. Ela ainda está se adaptando ao novo papel, conselhos inconvenientes podem deixá-la irritada, insegura e triste. Portanto, evite ao máximo dar palpites.


Regra 9 – Não tire fotos

A gente entende que aquele rostinho é muito fofo, assim como a mãozinha, a roupinha e os cabelos e que, por isso, a vontade de fazer uma foto e postar nas redes sociais, para compartilhar com o mundo, é quase incontrolável. Mas segure-se! Só tire fotos e publique na internet se os pais permitirem. Ainda assim, evite o uso de flashes, que podem incomodar o bebê.


Regra 10 – Não peça para segurar no colo e não beije

Resista à tentação. Não pegue na mão do bebê, não beije e nem pegue no colo. Pegar no colo, só se a mãe oferecer. E se você pegar o bebê no colo evite apertões.

A principal “porta” de contaminação dos bebês está no rostinho, pelo nariz e pela boca. Então, evite pegar nos dedinhos do pequeno e também não o beije. Os carinhos devem ser restritos à cabeça, pés ou barriga.


Regra 11 – Evite aglomerações

As visitas devem ser organizadas para não formar uma aglomeração em volta do bebê. Se ao chegar na casa da nova família, você perceber que eles já estão com outras visitas, veja se não é melhor voltar outro dia.


Regra 12 – Hora de amamentar = Hora de ir embora

Fique esperto. Se perceber que o bebê está reclamando e que pode ser fome, esse pode ser um sinal de que é momento de se despedir. A mãe e o bebê precisam estar tranquilos para o momento da amamentação.



Bom senso é a palavra chave para visitar um recém-nascido.


 
 
 

Comments


Postagens Recentes

Postagem Destaque

© 2016, por Carla Pretto. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page