top of page

Alimentação na gestação - I parte

  • Carla Pretto
  • 13 de fev. de 2017
  • 2 min de leitura

Sempre cuidei muito da minha alimentação e depois que descobri a gravidez fui correndo conversar com minha nutricionista Katherine Cecconello para verificar o que precisava mudar. Quero dividir com vocês as orientações que ela me passou. Neste primeiro post vamos falar sobre as orientações gerais, e no segundo post falaremos sobre o que preferir e o que evitar.



Orientações Gerais para Gestante:

Agora que você está grávida, é importante aumentar a ingestão de vitaminas e sais minerais (como ácido fólico e ferro). O consumo de calorias também deve aumentar, conforme a gravidez avança.

Se você não era de se preocupar muito com a comida e a alimentação saudável, agora vale a pena passar a fazer refeições mais equilibradas. Limite a quantidade de guloseimas e de fast food, que têm muitas calorias e poucos nutrientes.

Durante a gravidez, seu corpo trabalha de forma ainda mais eficiente, tirando o máximo de energia do que você come. Por isso, nos primeiros seis meses de gestação a maioria das mulheres não precisa comer mais do que já comia. Porém, nos últimos três é aconselhável ingerir 300 calorias a mais, todos os dias.


É importantíssimo manter um aumento de peso adequado para a gestação. A dieta da mãe durante a gravidez afeta a condição da criança ao nascer.


A grávida deve seguir uma dieta equilibrada e variada, rica em fibras, frutas e legumes e baixo teor de gorduras saturadas. Deve priorizar a qualidade e não a quantidade. Assim, a alimentação fornecerá as calorias e os nutrientes necessários às mamães e aos bebês, sem que a mãe adquira excesso de peso.


Durante a gravidez, a mulher de estatura média, com peso adequado deve aumentar entre 9 a 12 kg que serão distribuídos da seguinte maneira:

  • FETO - 3,2 kg;

  • PLACENTA - 0,5 kg;

  • LÍQUIDO AMNIÓTICO - ± 1 kg;

  • ÚTERO - ± 1 kg;

  • AUMENTO DO VOLUME SANGUÍNEO - ± 1 kg;

  • AUMENTO DO VOLUME DOS SEIOS - ± 1 kg.

Então, cerca de 7,5 kg de aumento de peso resultam diretamente da gravidez. Os restantes correspondem a gordura e líquidos que se acumulam no organismo da grávida.


Caso tenha náuseas e enjoos (comuns no primeiro trimestre gestacional) procure tentar se alimentar de 5 a 6 refeições pequenas durante o dia, evitando grandes volumes de alimentos ou líquidos. Evite deitar-se ou sentar-se muito inclinada logo depois de comer para não ter refluxos. Mastigue bem devagar os alimentos, sem pressa, em locais e horários mais tranquilos para uma boa digestão. Uma boa dica para a azia matinal é consumir 2-3 bolachas de água antes de levantar-se da cama e aguardar o café da manhã para depois de se sentir melhor.


Tente consumir diariamente frutas, verduras, legumes e cereais integrais para garantir um bom aporte de fibras o que mantém um trânsito intestinal adequado (é comum a mãe sofrer de prisão de ventre na gestação) e garanti as vitaminas e minerais que você e a criança necessitam.


 
 
 

Comentários


Postagens Recentes

Postagem Destaque

© 2016, por Carla Pretto. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page