top of page

Nutrição Funcional

  • Carla Pretto
  • 1 de nov. de 2016
  • 2 min de leitura

A moda agora é a Nutrição Funcional, mas o que é? Qual a diferença entre a nutrição tradicional e a funcional?



Quem responde essas dúvidas é a Nutricionista Katherine Cecconello.


A nutrição funcional é um método que trabalha com individualidade bioquímica e os efeitos dos alimentos e nutrientes no organismo de cada um, sendo mais abrangente e eficaz do que apenas estabelecer planejamentos alimentares baseados em contagem de calorias.


A Nutrição Funcional aplica a ciência dos nutrientes que procura manter ou restabelecer o equilíbrio e o bem estar do organismo de cada pessoa a partir do diagnóstico de como anda a relação entre as suas células e os nutrientes.


Em vez de se limitar à prescrição de dietas de alimentos tidos como saudáveis (porque o que é saudável para uma pessoa pode causar doença em outra) ou à contagem de calorias como é feito na nutrição tradicional, a Nutrição Funcional rastreia os sintomas, sinais e características de cada paciente e os relaciona a situações de carência ou excesso de determinados nutrientes.


Diferentemente da Nutrição clássica, os nutricionistas do século XXI defendem um rastreamento bioquímico e metabólico de cada pessoa para saber quais são os alimentos que funcionam para ela ou que podem, por exemplo, estar provocando ou vir a provocar doenças. Dietas generalizadas e contagem de calorias não fazem mais sentido.

Um nutricionista especializado em nutrição funcional irá indicar os tipos certos de alimentos necessários para alcançar o objetivo final, que é melhorar o funcionamento do organismo. Dessa forma, a junção de todos esses fatores contribui para um resultado integrado, onde todo o corpo responde de forma eficaz, contribuindo para o emagrecimento e melhoria da saúde e qualidade de vida.


É bom deixar claro que a nutrição funcional não tem como principal objetivo o emagrecimento, mas sim melhorar o bem-estar e o metabolismo do corpo humano. Nesse caso, o emagrecimento acaba sendo consequência, já que as toxinas presentes no organismo também colaboram para a obesidade, diabetes, entre outros problemas.


Quer saber mais sobre nutrição funcional procure nossa nutricionista Katherine e participe do nosso workshop de nutrição funcional dia 26/11/16 às 15h na Academia Físico Fashion.



 
 
 

Comments


Postagens Recentes

Postagem Destaque

© 2016, por Carla Pretto. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page