Vencer é o que importa?
- Carla Pretto
- 23 de ago. de 2016
- 1 min de leitura

As Olimpíadas terminaram e por duas semanas o assunto em todas as mídias foram a competitividade, as centenas de medalhas de ouro, prata ou bronze e os surpreendentes recordes.
Vimos alguns atletas arrogantes desmerecendo uma medalha de prata e dizendo que PRATA é a mesma coisa que nada. Mas vimos também atletas comemorando um quinto lugar como se fosse um ouro.
Então eu lhes pergunto o que podemos levar dessas Olimpíadas para as nossas vidas? Qual o verdadeiro significado do Espírito Olímpico?
O Espírito Olímpico é o guardião do que é ético, do que é humano, do que tem valor real no esporte. Eu diria que o espírito olímpico é pautado na solidariedade, no respeito, no jogo limpo e que o mais importante não é vencer e sim participar.
Competir é importante e ensina o jogo do esporte, mas participar é fundamental e ensina o jogo da vida. A competição, vivida no esporte, ensina a enfrentar a frustração da derrota e a alegria da vitória. E é esse ensinamento que devemos levar das olimpíadas.
As vitórias da sua vida terão outro sabor se você as tiver conquistado sem menosprezar ninguém. O que importa nesta vida é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir o passo e mudar de curso.
Comments