Idosos ativos sempre
- Carla Pretto
- 26 de abr. de 2016
- 2 min de leitura

Segundo pesquisas em 2025 o Brasil será o sexto país com maior número de pessoas idosas do mundo.
Chegar nessa fase da vida saudável e em pleno vigor é o que tomos nós queremos. E para que isso aconteça precisamos ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos.
A prática de exercício físico promove os seguintes benefícios para os idosos:
Melhora a composição corporal;
Diminui as dores articulares;
Ajuda no aumento da densidade mineral óssea;
Melhora da utilização de glicose;
Melhora do perfil lipídico (gordura);
Aumenta a capacidade aeróbia;
Melhora de força e de flexibilidade;
Diminui a resistência vascular;
Alívio da depressão;
Aumento da autoconfiança;
Melhora da autoestima;
Melhora o controle postural prevenindo as quedas;
Mantém o cérebro alerta;
Melhora o sono.
O principal objetivo da prática de exercícios físicos para os idosos é devolver a eles a funcionalidade do seu corpo para que possam realizar suas tarefas domésticas com total segurança.
As modalidades mais indicadas para a terceira idade são aquelas que tenham profissionais de Educação Física preparados para atender essa faixa etária e saibam adaptar a modalidade de acordo com o perfil do aluno. Posso listar aqui várias atividades que podem ser realizadas: musculação, treinamento funcional, pilates, hidroginástica, dança, Yoga, etc.
No entanto, antes de iniciar qualquer tipo de atividade física é preciso fazer os exames cardiológicos e é claro procurar um profissional de Educação Física, o qual se encarregará de elaborar um treino de acordo com suas necessidades.
O mais importante é manter-se ativo sempre.
Assista no meu canal do Youtube os vídeos com treinos que faço com a minha avó.
Referências:
CONTERAS, M.O. Ejercicios de movilidad articular para mayores sedentarios o asilados. In. XIII Congreso Internacional de Actividad Física y Ciencias del Deporte. Escuela de Deportes Campus Mexicali, 2011.
FRANCHI, K.M.B.; MONTENEGRO JUNIOR, R.M. Atividade física: uma necessidade para a boa saúde na terceira idade. RBPS, v. 18, n. 3, p. 152-156, 2005.
GUIMARÃES, E.C.; DUARTE, N.M.F.; DIAS, V.B. Análise dos riscos coronarianos por meio da relação cintura-quadril e concordância com o índice de massa corporal em idosas. Revista Digital. Buenos Aires, v. 15, n. 153, 2011.
Comentários