Treinamento Funcional
- Carla Pretto
- 19 de abr. de 2016
- 2 min de leitura

Hoje a moda é Treinamento Funcional, mas você sabe o que é essa modalidade, quais seus benefícios e indicações?
Com origem nos Estados Unidos, o treinamento funcional tem como objetivo a volta da utilização dos movimentos comuns do corpo humano, é capaz de movimentar todo o corpo e envolver um gesto muscular específico em diferentes níveis de movimento.
É um novo conceito de treinamento especializado de força, que se utilizam do próprio corpo como instrumento de trabalho e de outros recursos como bolas suíças, elásticos, mini cama elástica, entre outros instrumentos que causam instabilidades e desequilíbrios, causando benefícios na propriocepção, força, flexibilidade, resistência muscular, coordenação motora, equilíbrio e condicionamento cardiovascular.
Os exercícios do treinamento funcional são tão motivadores quanto desafiadores, uma vez que a pessoa que utiliza dessa prática acompanhada de um professor qualificado tem a capacidade de atingir a funcionalidade corporal natural do seu organismo como também obter um corpo saudável.
As academias funcionais se diferenciam por seus métodos de exercícios, por possuir mais liberdade na execução dos movimentos, e procura copiar situações rotineiras das pessoas, como girar, pular corda, correr, puxar e empurrar objetos, agachar, ou adaptado a uma modalidade específica do esporte. É um tipo de treinamento flexível e ilimitado por disponibilizar de inúmeras variações.
Os benefícios do treinamento funcional são:
Melhora da postura;
Melhora do equilíbrio muscular;
Diminui a incidência de lesões;
Melhora o desempenho atlético;
Estabilidade muscular;
Melhora o equilíbrio estático e dinâmico;
Aumenta a força.
Este treinamento pode ser executado por qualquer tipo de pessoa, desde que antes faça uma avaliação para saber qual a melhor forma da prática em questão.
Quer um treino funcional para fazer na sua casa?
Entre em contato que eu envio um treino personalizado pra você.
Referências:
AMORIM, Diego Perito. Motivação a prática de musculação por adultos jovens do sexo masculino na faixa etária de 18 a 30 anos. TCC, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Porto Alegre, 2010.
BONFIM, M.R.; CAMARGO, Filho JCS; VANDERLEI, LCM; PADULLA, SAT; et al. Muscle response to the association of statin and physical exercise in rats. Int J Morphol 2010.
COUTINHO, M. De volta ao básico powerlifting: treinamento funcional, esporte de alto rendimento e prática corporal para todos. 1 ed. São Paulo: Phorte, 2011.
MONTEIRO, A. G.; EVANGELISTA, A. L. Treinamento funcional: uma abordagem prática. São Paulo: Phorte, 2012.
Comments