Depressão? Aqui não!
- Carla Pretto
- 12 de abr. de 2016
- 2 min de leitura

Você com certeza conhece alguém que teve ou tem depressão, ou até mesmo já passou ou está passando por isso.
Mais o que é DEPRESSÃO?
Para o Dr. Drauzio Varela a depressão é uma doença psiquiátrica, crônica e recorrente, que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite. Ela pode surgir em qualquer idade e em ambos os sexos.
Depressão não é tristeza. É uma doença que precisa de tratamento.
As causas da depressão são inúmeras e controversas. Acredita-se que a genética, alimentação, stress, estilo de vida, rejeição, problemas na escola e outros fatores estão relacionados com o surgimento ou agravamento da doença. Está associada a um desequilíbrio em certas substâncias químicas no cérebro e os principais medicamentos antidepressivos têm por função principal agir no restabelecimento dos níveis normais destas substâncias, principalmente a serotonina.
DEPRESSÃO AQUI NÃO!!!!
O exercício físico é excelente tanto para prevenir como para combater a depressão isso porque ele proporciona:
Efeitos positivos em alguns neurotransmissores iguais aos de alguns medicamentos antidepressivos;
Reduz os níveis do cortisol (hormônio do stress);
É uma distração, um momento em que você não estará pensando na tristeza;
Reconstrói sua confiança e auto-eficácia;
Proporciona bem-estar - durante a atividade o organismo produz endorfina e serotonina, neurotransmissores que amenizam a dor e traz prazer. Quando estas substâncias circulam pelo corpo, melhoram a memória e a disposição física e mental, deixam o sistema imunológico mais forte contra doenças oportunistas e tendem a amenizar a sensação de tristeza e desânimo.
Claro que o exercício físico sozinho não irá tirar você da depressão é preciso conciliar com um tratamento medicamentoso e bem orientado.
Sei que as primeiras aulas não serão prazerosas, mas você precisa ser persistente, escolher um local que lhe agrade, um profissional capacitado para lhe atender e tentar permanecer na atividade física pelo menos três meses para verificar os resultados.
Vamos lá eu sei que VOCÊ é CAPAZ!
Comments